Baseado no clássico homônimo da literatura alemã, o filme Berlin Alexanderplatz é uma releitura da história que originalmente se passa na República de Weimar, e por isso tem tudo a ver com a história da Alemanha. 

A versão de 2020 conta a história de Francis, um imigrante africano morando ilegalmente em Berlin que busca se regularizar, ser uma pessoa boa e ter uma vida melhor. 

Mas uma série de acontecimentos se torna obstáculo para alcançar esse objetivo e coloca em questão: é possível a tão sonhada integração de imigrantes que carregam certas marcas à rica Alemanha?

O que isso tem a ver com a história alemã? Hoje a Alemanha se coloca no cenário mundial como um país rico receptivo a imigrantes. Isso é uma forma do país reafirmar o que aconteceu no passado e se colocar com uma postura oposta a ele, frisando valores de tolerância e diversidade.

Ao mesmo tempo, os acontecimentos do filme questionam se, na prática, alguns tipos de imigrante conseguem de fato viver o sonho da vida melhor, e se são tratados de acordo com esses valores de tolerância e diversidade ou se são barrados pelo muro da discriminação.

Eu e o @sergiorizzobr falamos mais sobre esse filme na parte 1 do episódio de abril do podcast, que você pode ouvir aqui no site ou em plataformas de streaming como o Spotify, buscando por Somos pq Fomos. 

>>> De fevereiro a abril de 2021 o SPQF produziu um podcast sobre história entre Alemanha e Brasil. Confira aqui a lista de episódios.

>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?

>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.

>>> Siga o SPQF no Instagram.

Leia também