Hoje quem conta um pouco pra gente sobre como é ser mulher na Alemanha atualmente é a Lucé Rodrigues, do @germanyforyoubr, pernambucana que trabalha com gestão internacional em Düsseldorf (mas já morou em 3 regiões e 6 cidades diferentes nos seus 6 anos de Alemanha) e faz consultoria de estudos e trabalho para brasileiros que desejam ter a experiência de morar na terra de Merkel.

Lucé falou sobre o sobrenome das mulheres casadas, a diferença salarial entre homens e mulheres, as cotas para elas em cargos de liderança, como funciona a licença maternidade e, por fim, sobre como ainda existe racismo, apesar de fortes movimentos por diversidades nas empresas.

Lucé coloca em perspectiva os avanços de direitos das mulheres, mostrando que apesar da Alemanha ser liderada por uma mulher, ainda há obstáculos a se superar no mercado de trabalho, ensino superior e sociedade em geral. É interessante traçar uma continuidade entre esses desafios e o que aprendemos no episódio de março sobre as mulheres no século XIX e XX.

Esse depoimento está compilado com todos os outros (5 no total) no episódio do podcast de março, que também traz a parte histórica sobre as mulheres durante o nazismo.

Mais sobre o movimento #ichwill, mencionado por Lucé, no blog Germany for You.

>>> De fevereiro a abril de 2021 o SPQF produziu um podcast sobre história entre Alemanha e Brasil. Confira aqui a lista de episódios.

>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?

>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.

>>> Siga o SPQF no Instagram.

Leia também