Falamos na semana passada que, para os nazistas, o papel único e primordial das mulheres na sociedade era ter filhos arianos e educá-los de acordo com a ideologia nazista. Mas mesmo sendo devotas de Hitler, diversas arianas nazistas queriam estudar, trabalhar e participar politicamente. Entenda as formas do partido para tentar reduzir o número de mulheres fora de casa:

1️⃣  Elas eram impedidas de ocupar posições de representatividade, não podendo ser votadas, mas acabaram conseguindo liderar ligas e grupos menores. O partido permitiu mulheres filiadas a partir de 1933.

2️⃣  A SA pressionava (leia-se apavorava) patrões para dispensar funcionárias mulheres, mas mesmo assim o número delas no mercado de trabalho apenas aumentou até o começo da 2ª Guerra – elas precisavam trabalhar, e os patrões não queriam perder a mão de obra barata. 

3️⃣  No setor público, os nazistas fecharam vagas e impediram promoções e aumento de salário para mulheres, criando uma lei para facilitar demiti-las.

4️⃣  Juízas, promotoras de justiça e advogadas foram proibidas de exercer sua profissão, e médicas passaram a ter muita dificuldade para conseguir emprego. 

5️⃣  Na educação, as mulheres foram removidas de cargos mais altos e colocadas para ensinar apenas crianças. Elas foram banidas de lecionar no ensino superior. Como universitárias, elas só poderiam ter acesso a 10% das vagas.

6️⃣  O partido ofereceu, a partir de 1933, um “empréstimo” de 1000 marcos (a média salarial era de 1500 marcos anuais) para famílias em que as mulheres casadas não trabalhassem fora de casa. A cada filho que o casal tivesse, a dívida era abatida em 25%. 

7️⃣  Diante da demanda por participação das mulheres nazistas, o partido criou espaços restritos como a NS Frauenschaft (propagação da ideologia política para as mulheres) e a Frauenwerk (trabalhos assistencialistas), que se concentravam em atividades consideradas “de mulher”.

Falamos mais sobre isso na segunda parte do episódio de março, que está bem legal!

>>> De fevereiro a abril de 2021 o SPQF produziu um podcast sobre história entre Alemanha e Brasil. Confira aqui a lista de episódios.

>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?

>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.

>>> Siga o SPQF no Instagram.

Leia também