A Alemanha tem uma quantidade estimada de 25 mil castelos em seu território. Quem viaja pelo país muito provavelmente verá pelo menos um castelo em seus passeios. Não se sabe o número exato deles, mas um levantamento de muitos anos vem sendo feito pelo Instituto de Castelos Europeus (EBI).
Mas por que tantos castelos? Para começar, depende do que se considera castelo. Segundo o EBI, faz parte do grupo apenas fortalezas com capacidade e intenção de defesa construídas entre o século VIII e o meio do século XVI. O que foi construído depois disso são palácios que, com formato de castelo ou não, tinham como objetivo principal ser palco da vida social da nobreza, e não fortalezas contra invasões.
Com isso, podemos dizer que o único castelo da foto é o Burg Eltz, enquanto o famoso Neuschwanstein (uma das principais atrações turísticas da Alemanha) e o atual Hohenzollern são palácios.
Mas isso ainda não responde a pergunta: por que tantos castelos? Você com certeza estudou sobre Feudalismo. Algum sininho soa quando falamos de suserania e vassalagem? Sem pânico, eu relembro: com o fim do Império Carolíngio, as terras começaram a ser fragmentadas entre a nobreza para aumentar a capacidade de defesa dos territórios em um momento de constantes ataques.
Assim, cada rei dividia seu reino entre diversos membros da alta nobreza, oferecendo parte do território em troca de proteção – não existiam exércitos permanentes nem remunerados, os nobres eram convocados quando necessário.
Esses nobres, por sua vez, dividiam o território recebido em partes menores com o mesmo acordo de terras por proteção, e assim sucessivamente. Em cada um desses pequenos territórios, dependendo das condições financeiras do vassalo, era construído um castelo para proteger a população de ataques. As construções também serviam de moradia para a família do suserano e centro para resolver questões administrativas locais.
Era importante haver muitos castelos também para que a distância percorrida entre um e outro fosse curta, evitando longos períodos de exposição nas perigosas estradas.
Além dessas fortalezas, havia também os Kaiserpfalz, castelos do imperador para que pudesse percorrer o império em curtas distâncias se alojando nesses locais.
Você já sabia por que a Alemanha tem tantos castelos? O que achou mais interessante da explicação?
>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?
>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.
>>> Siga o SPQF no Instagram.