Por que diversos pães de forma brancos na Alemanha se definem como “American sandwich”? Você já viu algo assim no Brasil? Eu não. 

Pois isso tem a ver com a 2ª Guerra Mundial! O pão de forma já fatiado e embalado em plástico foi inventado nos EUA e chegou ao mercado em 1928, se difundindo no país quase que imediatamente. 

Mas foi durante o conflito mundial, alguns anos depois, que o pão branco fatiado de sanduíche se popularizou pelo globo como a base da alimentação dos soldados que venceram a guerra e salvaram o mundo do nazismo (quer propaganda melhor?).

Assim, o pão branco fatiado se tornou sinônimo de liberdade e saúde (a ideia que se queria passar era que ele fortaleceu e deu energia ao exército americano na 2ª Guerra).

Sabemos que a Alemanha ficou ocupada pelos exércitos aliados por bastante tempo depois do fim do conflito. E essa narrativa americana ficou arraigada na Alemanha, onde muitos pães de forma brancos ainda são categorizados como “American style” ou “American sandwich”.

No Brasil, longe do palco da guerra, o mesmo produto se popularizou como pão de forma, mesmo. E hoje está longe de ser considerado sinônimo de saúde!

Essa história e mais sobre a origem da farinha branca e do pão branco estão no vídeo “The Rise and Fall of White Bread”, publicado no canal do @mynameisandong. Vale a pena assistir ao vídeo inteiro (e ao canal, do qual sou fã), é sensacional!

>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?

>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.

>>> Siga o SPQF no Instagram.

Leia também