A série Babylon Berlin é ótima para entender o contexto de ebulição cultural e instabilidade econômica, política e social na Alemanha desse período que acho fascinante: a República de Weimar. 

Falei bastante sobre essa série na primeira parte do episódio de março, que vai ao ar na segunda-feira. Por quê? A produção não apenas tem como uma das protagonistas uma mulher, mas mostra a realidade das mulheres nessa época, ainda que o foco seja a atuação da polícia na capital alemã no período.

É possível observar em Babylon Berlin alguns movimentos que comentei nos posts dessa semana, como a questão das empregadas domésticas, a diferença na vida de mulheres de classe média alta e baixa, o movimento de mulheres buscando trabalhos de escritório na década de 1920, entre outros aspectos.

O trabalho de pesquisa histórica da série, desde aspectos macropolíticos até detalhes do cotidiano das pessoas, foi muito bem feito. Recomendo bastante!

No Brasil, as 3 temporadas da série estão disponíveis no streaming Globoplay e, na Alemanha, é uma produção da Sky 1, mas não sei se está disponível em outras plataformas. Quem souber comenta aqui!

Você conhece essa série? O que achou dela?

>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?

>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.

>>> Siga o SPQF no Instagram.

Leia também