As fotos abaixo foram tiradas por mim em 2018, em Freiburg e em Titisee, na Floresta Negra (Alemanha). O Carnaval não é um feriado no país, mas é comemorado em diferentes regiões, especialmente católicas, com diversos nomes: Karneval (Rheinland), Fasnet (Schwaben/Suábia e sudoeste bávaro), Fasching (ao redor de Munique e na Áustria), Fastnacht (ao redor de Mainz) e Fosnat (Franken/Francônia).
A temporada de Carnaval na Alemanha na verdade começa já com uma brincadeira: no dia 11 do mês 11 exatamente 11 minutos depois das 11 da manhã. Mas as festas realmente tomam as ruas nos “tolle tage” (dias maravilhosos), mesmos dias do Carnaval brasileiro, com auge na Rosenmontag, a segunda-feira, que conta 42 dias antes da Páscoa, bastante tradicional no país.
Historicamente o Carnaval é a festa da carne, uma tradição católica que brinca com a subversão de valores, de regras, com a permissão para o pecado antes de um período de recolhimento, com as privações da Páscoa.
Na Alemanha, a tradição vem da Idade Média, quando a população desprivilegiada tinha a chance de quebrar por alguns dias as regras estritas colocadas pela nobreza e pelo clero, usando fantasias e ridicularizando a figura das autoridades.
O que mais você sabe sobre o carnaval alemão e pode compartilhar com a gente? Escreva nos comentários!
Referência: http://people.ucls.uchicago.edu/~mzemil/4thgerman/Fasching_intro_english.pdf
>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?
>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.
>>> Siga o SPQF no Instagram.