Ao lado da estação Friedrichstraße, em Berlim, fica o Tränenpalast, ou Palácio das Lágrimas. Este era um lugar de passagem para quem tinha permissão de atravessar a fronteira entre a Alemanha Ocidental e Oriental.

Hoje é um museu gratuito que explica esse procedimento de travessia, e também as condições de vida na Alemanha Oriental. Há uma parte bem interessante que reúne histórias de fuga de cidadãos orientais, organizadas em malas com documentos pessoais e um vídeo da pessoa contando sua trajetória.

Tränenpalast palácio das lágrimas
entrada do museu Tränenpalast (Palácio das Lágrimas). Foto: Carmen Guerreiro

O ponto alto do museu é poder passar por uma das cabines de checagem de vistos, e sentir um pouco da tensão e da claustrofobia de quem atravessava a fronteira por ali (clique para ver o vídeo deste momento).

O local expõe não apenas objetos relacionados à divisão, mas também explicações sobre as restrições da Alemanha Oriental e as placas que orientavam os viajantes no checkpoint. Confira as fotos para ver as telas que ilustram como o local (assim como a Alemanha Oriental em si) era altamente vigiado.

Você já foi neste ou em outro museu que retrata a divisão da Alemanha na Guerra Fria? Me conta nos comentários qual e o que achou!

Assista ao vídeo que fiz dentro do Palácio das Lágrimas.

>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?

>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.

>>> Siga o SPQF no Instagram.

Leia também