Você já se sentiu perdido em uma rua movimentada? Sem saber para onde vai? Sem entender o que acontece à sua volta e por que as pessoas se comportam daquele jeito? Pois é, teve um momento em que senti que a minha vida era essa rua. E estou aqui para contar como isso me trouxe o propósito de estudar História, me mudar para a Alemanha e começar um podcast de história para brasileiros que conecta Brasil e Alemanha, passado e presente, e assim entender melhor quem somos no mundo – e POR QUE somos assim. Afinal, só SOMOS assim porque FOMOS algo no passado. 

Meu nome é Carmen Guerreiro, e por 15 anos atuei como jornalista sem a animação que via em muitos dos meus colegas. Achava que mudaria conforme eu ocupasse cargos mais seniors, mas não aconteceu: faltava algo, eu era aquela peça de quebra-cabeça que quase se encaixa, e até fica se você fizer uma forcinha, mas não pertence àquele lugar. Tenho certeza que muitos de vocês já se sentiram assim… 

A chave virou para mim quando me dei a chance de voltar à universidade e estudar História. Não sabia se daria em uma carreira, mas sentia que precisava daquilo para entender melhor os bastidores do mundo e me localizar nele. Foi na mosca! Parece que coloquei óculos especiais e passei a olhar o mundo de outra forma. Entender os “porquês” e os “como”. Como se saísse daquela rua movimentada, subisse em uma montanha e conseguisse finalmente entender pra que lado fica o quê.

Isso foi apenas o primeiro passo para uma grande mudança de vida. Também não via mais sentido na rotina em São Paulo, e queria não apenas ter a experiência de morar fora, como em um lugar com mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mais acesso a espaços públicos e eventos culturais, onde pudesse caminhar mais, me sentisse mais segura e menos ansiosa. A Alemanha surgiu como resposta a esses desejos, não só porque preenche os requisitos, mas porque meu marido tem cidadania alemã (a pandemia acabou adiando um pouco os planos, mas não por tanto tempo).

O Somos pq Fomos representa essa transformação para mim. E quero convidar vocês para me acompanharem nessa jornada, entendendo os porquês e conectando os pontos. Não se preocupe: é muito diferente da aula de história que você não gostava na escola! Ouça o episódio #0 para entender mais sobre essa trajetória e a proposta e estrutura do podcast, com alguns exemplos de próximos temas. E não esqueça de seguir o podcast no Instagram e de se cadastrar na newsletter mensal para não perder as novidades. Até a próxima!

>>> Confira aqui a lista de episódios do SPQF.

>>> Você pode se cadastrar na newsletter mensal para não perder as novidades.

>>> Siga a gente no Instagram.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *