Bremen é uma cidade do norte da Alemanha que encanta pela sua arquitetura e história – mas o que fazer por lá? Confira neste post 10 atrações que são um pedacinho da história local, para não deixar de visitar quando estiver na região. Conheci todas elas em um só dia, viajando a partir de Hamburgo em um trem regional, em um trajeto que dura cerca de uma hora.

Para entender o que você verá em Bremen, é importante saber que ela era uma das mais relevantes cidades da Liga Hanseática, que controlava a principal rota comercial da Idade Média por rios e mares do norte europeu.

1. Mühle am Wall

Foto: Carmen Guerreiro

Este moinho de 1898 está onde costumavam ficar as muralhas da cidade de Bremen. A construção abriga um restaurante e há um lindo jardim à sua volta.

2. Igreja Unser Lieben Frauen

Esta igreja paroquial próxima à praça central do centro histórico (Marktplatz) começou a ser construída no século 13. A construção foi feita sobre uma estrutura muito mais antiga, como era costume das igrejas góticas. O que sobrou da estrutura inicial é a cripta do ano 1020, o espaço construído mais antigo de toda Bremen.

A igreja teve poucos danos na Segunda Guerra, mas 19 de seus vitrais foram destruídos. Para substituir a perda, o artista francês Alfred Manessier criou esses novos vitrais nos anos 1960 e 70.

3. Rathaus Bremen

Foto: Carmen Guerreiro

A Prefeitura de Bremen se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005. A estrutura original de tijolos góticos do século 15 foi remodelada com estilo renascentista 200 anos depois, com ricos relevos e estátuas de figuras políticas relevantes da época, como Carlos Magno.

4. Bremer Roland

Foto: Carmen Guerreiro

Roland era um cavaleiro medieval importante do exército de Carlos Magno que se tornou uma figura mítica na literatura. Há estátuas dele espalhadas por toda a Europa, e na Alemanha elas, simbolizam a liberdade e os direitos de mercado. A estátua de Roland em Bremen, que fica em frente à prefeitura, é uma das mais conhecidas e antigas (do ano 1404), e fica na praça central. Ela tem cinco metros e meio! A distância entre seus joelhos era uma unidade de medida histórica chamada “elle”.

5. Os músicos de Bremen

Quem lembra desse conto compilado pelos irmãos Grimm? “Os músicos de Bremen” conta a história de um burro, um cão, um gato e um galo que partem em uma viagem para Bremen em busca de uma vida melhor – Os Saltimbancos, no Brasil, foram inspirados neles. A estátua de bronze da foto é de 1953 e fica ao lado da prefeitura.

Os quatro músicos (ou melhor, 3, pois um deles foi arrancado de lá) também estão representados em uma linda fonte de água em frente à loja de doces típicos Bremer Bonbon Manufaktur, que fica em um pequeno pátio da Böttcherstraße (veja o item 8).

6. St. Petri Dom (catedral)

A Catedral de Bremen também é do século 13, e mistura estilos como o românico, o gótico e o renascimento gótico. Assim como na outra igreja, a cripta é a estrutura mais antiga, do século 11.

7. Schütting

Foto: Carmen Guerreiro

Essa é a guilda de Bremen, construída no estilo renascentista nos anos 1530. O local era um símbolo do poder dos ricos comerciantes da cidade, local chave na Liga Hanseática durante a Idade Média.

8. Böttcherstraße

Foi uma surpresa descobrir a história desta charmosa viela de Bremen – por trás das lindas fachadas há um passado nada bonito. Ela foi remodelada de acordo com um projeto arquitetônico durante a década de 1920. A iniciativa foi de um empresário magnata do café de Bremen (e inventor do café descafeinado), Ludwig Roselius, que foi um dos primeiros apoiadores do nazismo. Na verdade, a simbologia por trás da construção da rua é de uma supremacia racial nórdica.

9. Haus des Glockenspiels

Foto: Carmen Guerreiro

Esticados entre os picos de duas fachadas da rua, esses sinos tocam periodicamente ao longo do dia e, pelas ideias iniciais, suas músicas folclóricas homenageavam exploradores e colonizadores alemães, estabelecendo uma suposta superioridade deles sobre as populações originais desses locais (lembrando que o idealizador da rua era apoiador de Hitler e de suas ideias absurdas de raças superiores e inferiores). A rua porém foi bastante destruída durante a guerra causada pela ideologia defendida pelo seu construtor.

10. Schnoor

Foto: Carmen Guerreiro

Este mini bairro é o mais antigo e charmoso de Bremen, onde morava a comunidade pesqueira da cidade. As vielas são repletas de lindas casinhas dos séculos 15 a 18, agora ocupadas por restaurantes, galerias, cafés e lojas de artesanato e souvenires. Vale a pena se perder pelas suas ruelas!

>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?

>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.

>>> Siga o SPQF no Instagram.

Leia também