Por que as placas de carro alemãs, de algumas cidades do norte do país, começam com H, mesmo que a cidade não tenha H no seu nome?

Esta é uma homenagem à Liga Hanseática, fundada em 1356 por grupos de comércio no norte da Alemanha e com atuação nos mares Báltico e do Norte. As principais cidades dessa liga eram Lübeck, Bremen e Hamburgo. Isso agia como uma espécie de contraponto às feiras ao sul da Alemanha.

Em princípio, as cidades da Liga Hanseática atuavam mais localmente, mas com o tempo foram expandindo o comércio para o exterior, estabelecendo unidades em outros territórios, como Bélgica, Holanda, Inglaterra, Polônia, Rússia, entre outros.

O que ela comercializava? Desde matéria-prima, especialmente vinda do oriente, até produtos manufaturados do ocidente. Os comerciantes da Liga vendiam lã, peles, couro, grãos, linho, arenque, sal, vinho, cerveja, e até ferramentas e madeira. 

Apesar da Liga ter entrado em decadência no século XVI e sido extinta no século XIX, algumas cidades do norte, como Hamburgo, Bremen e Lübeck, mantiveram a tradição e o orgulho de ser cidades Hansa, daí a questão das placas dos carros. Inclusive o nome da companhia aérea Lufthansa também faz referência à Liga Hanseática.

Você sabia das conexões da Liga Hanseática com essas cidades? E com a Lufthansa?

>>> Confira aqui a lista de episódios do SPQF.

>>> Você pode se cadastrar na newsletter mensal para não perder as novidades.

>>> Siga a gente no Instagram.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment