A temperatura vai subindo na Alemanha e os gelatos voltam à cena… Não é segredo que os sorvetes italianos fazem sucesso não só na Alemanha, mas na Europa em geral, no Brasil e mais uma porção de lugares. Mas nem sempre a culinária italiana foi tão conhecida assim.

Foi apenas na virada para o século XX que os fabricantes de sorvete italianos cruzaram os Alpes no verão para vender seus produtos na Alemanha. Esse movimento se consolidou nas décadas de 1950 e 60, quando muitos italianos se estabeleceram definitivamente no vizinho do norte.

Ao mesmo tempo, o aumento do turismo na Europa levou muitos alemães à Itália, o que aumentou o interesse pela culinária do país mediterrânico, levando seus pratos cada vez mais às mesas alemãs.

Foi nesta época que a primeira pizzaria abriu na Alemanha: em 1952, a Sabbie di Capri foi aberta em Würzburg. Aliás, ela ainda está em funcionamento e pode ser visitada no endereço Elefantengasse 1 (saiba mais sobre a história desta pizzaria nesta matéria).

Pouco a pouco, as massas italianas ganharam o paladar alemão, que muitas vezes adaptou as receitas com seus ingredientes.

Uma pesquisa de 2018 da YouGov mostra que na Alemanha a culinária italiana é a mais popular (91% dos votos), ficando à frente em preferência da própria comida alemã e da turca.

E você, entra nesse grupo ou tem outra culinária preferida?

Fonte: Food Culture in Germany, de Ursula Heinzelmann

>>> Confira aqui a lista de episódios do SPQF.

>>> Você pode se cadastrar na newsletter mensal para não perder as novidades.

>>> Siga a gente no Instagram.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *