Que tal visitar um museu em Berlim com uma pegada multimídia, visual e interativa e uma abordagem atual, mas sem ser raso e nem armadilha de turista?

A exposição Berlim Global é dividida em sete salas interativas, que relacionam a história e a realidade atual da cidade nos temas revolução, espaços livres, fronteiras, prazer, guerra, moda e interconectividade.

É uma experiência imersiva que mistura instalações multimídia com objetos antigos para apresentar Berlim como um lugar complexo, construído por pessoas e ideias muito diversas.

Em alguns momentos o visitante relaxa, por exemplo ouvindo músicas que marcaram a cena musical da cidade, e em outros é tensionado pelos conflitos que envolveram Berlim.

Na sala da foto ao lado é possível navegar pelo mapa de Berlim e ouvir (em alemão ou inglês) diferentes perspectivas de berlinenses sobre questões diversas, como por exemplo o efeito da divisão da capital ainda hoje, mais de 30 anos após a queda do muro.

Além disso, os visitantes recebem na entrada uma pulseira eletrônica com a qual é possível opinar sobre os temas levantados pela exposição.

Inclusive as passagens entre um ambiente e outro trazem questionamentos sobre sua visão de mundo, e os visitantes respondem ao escolher uma das portas (mas isso não altera o trajeto).

No final, é possível ver como os outros votaram sobre as mesmas questões, e um computador imprime seu perfil com base nas respostas. Veja nas fotos abaixo:

A exposição Berlim Global fica dentro do Humboldt Forum, um centro cultural inaugurado em 2021 na famosa Ilha dos museus, de Berlim, conhecida por abrigar enormes coleções de arte da Antiguidade.

A entrada padrão custa 7 euros, e é gratuita no primeiro domingo de cada mês.

Você já foi ou quer ir nessa exposição em Berlim? Conta nos comentários o que você acha da proposta.

Assista ao vídeo que fiz sobre a exposição Berlin Global.

>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?

>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.

>>> Siga o SPQF no Instagram.

Leia também