
Estive no dia 17 de janeiro (2023) no Portão de Brandemburgo para registrar o estrago feito no monumento pelo acidente do carro que colidiu entre duas colunas no início da mesma semana.
Ainda não se sabia a causa do acidente (atualmente se trabalha com a hipótese de suicídio), apenas a identidade do motorista (um homem de 26 anos), que faleceu no local, que agora está isolado por uma grade.
As colunas estavam cobertas por uma substância branca, aplicada com o objetivo de retirar o óleo que ficou impregnado no monumento após a colisão.
Em poucos dias começaram os reparos ao Portão do século 18 e ao piso, porém o frio aumentou a previsão de reparo por causa da temperatura ideal das substâncias utilizadas.
Um engenheiro de estruturas também ficou responsável por avaliar possíveis danos estruturais mais profundos ao monumento, e após alguns dias concluiu que a estrutura não foi afetada.
A boa notícia é que, segundo a empresa que é responsável pelas propriedades do Estado alemão, a reforma do Portão deve durar um mês e meio, ficando pronto no começo de março. O reparo foi estimado em 39 mil euros, porém até o momento ainda não se sabia quem arcaria com esses custos.
As duas fotos abaixo foram tiradas por mim com 10 dias de diferença, a primeira no dia 17 de janeiro e a segunda no 27.
Foto: Carmen Guerreiro Foto: Carmen Guerreiro
Fonte texto: informações da rbb24.de.
Fonte imagens: Arquivo pessoal – Carmen Guerreiro
>>> Quer fazer um tour histórico de Berlim comigo?
>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.
>>> Siga o SPQF no Instagram.