Quando me perguntam quais são as comidas típicas de Berlim, é difícil responder com precisão. Afinal, é uma cidade muito mais caracterizada pelo mix das culturas de diversos imigrantes do que por algo mais tradicional e fixo, como é o caso de Munique.
O que já foi considerado típico no passado, muitas vezes não é mais. E nem sequer é fácil de encontrar nos restaurantes da cidade.
Possivelmente o que há de mais “típico” para comer em Berlim são lanches – em especial a Currywurst e o Döner Kebab. Por isso minha lista é de 5 lanches para comer em Berlim.
1. Currywurst
Berlim e Hamburgo disputam a invenção desse salsichão coberto de molho de ketchup com curry, criado no pós-Segunda Guerra com a chegada dos condimentos trazidos pelos aliados. Na versão berlinense, Herta Heuwer começou a vender o lanche no seu quiosque na Kantstraße, em Charlottenburg, em 1949.
O lugar não existe mais, mas o primeiro local a vender o lanche do lado oriental ainda está de pé e funcionando: Chama Konnopke’s Imbiss, e fica em um quisque embaixo da linha suspensa do metrô, em Prenzlauer Berg. A currywurst é tão amada em Berlim que são vendidas 70 milhões de unidades por ano na cidade – em número, só perde para o nosso próximo item da lista.
2. Döner Kebab
A Associação de Fabricantes de Kebab Turco credita o imigrante Kadir Nurman como primeiro a trazer o tipo de churrasco vertical da Turquia para a Alemanha.
Ele teria inventado o famoso Döner Kebab em Berlim na década de 1970, usando um pão pita, carne e cebola. O pão, aliás, é o diferencial da versão berlinense – por isso, quem diz que “já conhece” Kebab sem ter experimentado o de Berlim, deveria comer a versão da capital alemã. Atualmente essa é a comida de rua mais pedida na cidade, tendo passado a currywurst em 2022!
Os turcos hoje formam a maior comunidade de imigrantes da Alemanha, pois vieram para o país em massa a partir da década de 1960, em um acordo de mão de obra com a Alemanha Ocidental. Aliás, tenho um post sobre isso.
3. Pfannkuchen
Esse donut recheado de geleia é chamado de Berliner na maior parte da Alemanha, de Krapfen na Baviera e, em áreas menores, de Kräppel ou de Fastnachtsküchle.
O fato é que os berlinenses alegam que o doce é da cidade, e sua origem remonta ao século 18, quando era referenciado em diferentes fontes como uma massa frita e recheada de geleia de frutas.
4. Rollmops
A cozinha do norte da Alemanha se destaca pelo uso de peixes, enquanto a do sul faz mais uso de farinha. Esse rolinho de arenque marinado e enrolado em torno de um pepino em conserva, tido popularmente como ótimo remédio para ressaca, é um petisco berlinense do início do século 19.
5. Bánh Mì
Esse sanduíche é o único da lista que não foi inventado na capital alemã, mas em Saigon, no Vietnã, a partir da influência dos colonizadores franceses (vide a baguete francesa na qual ele é servido).
É difícil andar por Berlim e não encontrar uma porção de restaurantes vietnamitas. Houve duas grandes migrações do Vietnã para a Alemanha dividida da Guerra Fria: refugiados do sul, que buscaram asilo do lado Ocidental, e trabalhadores convidados do norte, que chegaram do lado Oriental como parte de um acordo internacional de mão de obra semelhante ao que o lado Ocidental fez com a Turquia.
Esse post faz parte do lançamento do meu novo roteiro de história da comida e da cerveja em Berlim! Para mais detalhes sobre roteiros, valores e dúvidas, veja este post e/ou me mande um e-mail para carmen@somospqfomos.com.
Qual desses lanches é seu preferido? E qual é sua dica de onde experimentar essas comidinhas em Berlim?
>>> Quer fazer outro tour histórico de Berlim comigo?
>>> Você pode se cadastrar na newsletter para não perder as novidades.
>>> Siga o SPQF no Instagram.